top of page
logo MDB-marca registrada6.png

Você Está se Sabotando no Trabalho Sem Perceber? Veja os 7 Sinais Mais Comuns e Como Superar

  • Foto do escritor: Leidy Boaventura
    Leidy Boaventura
  • 23 de mai.
  • 2 min de leitura

Você Está se Sabotando no Trabalho Sem Perceber? Veja os 7 Sinais Mais Comuns e Como Superar

No ambiente profissional, nem sempre os desafios vêm de fora. Às vezes, o maior obstáculo está dentro de cada um. A autossabotagem é um comportamento silencioso que, muitas vezes, impede o crescimento na carreira sem que a pessoa perceba.

De acordo com Leidy Jane, especialista em desenvolvimento humano e autora do MDB “Autossabotagem no Ambiente de Trabalho”, esse comportamento afeta milhares de profissionais e, se não for identificado, pode comprometer produtividade, autoestima e até oportunidades de crescimento.


7 Sinais de Que Você Está se Sabotando no Trabalho


1. Perfeccionismo que gera procrastinação

Postergar tarefas esperando o momento “perfeito” é um dos sinais mais claros de autossabotagem. O perfeccionismo paralisa, gera ansiedade e atrasa entregas importantes.


2. Medo de se posicionar em reuniões

Você tem boas ideias, mas permanece em silêncio, com receio de errar ou parecer incompetente? Esse medo constante impede visibilidade e desenvolvimento.


3. Recusar novos desafios e promoções

O pensamento de “não estou preparado” pode ser, na verdade, medo de fracassar. Isso faz com que você perca oportunidades de crescimento.


4. Autocrítica excessiva

Você termina uma tarefa e, em vez de comemorar, só consegue pensar nos defeitos ou no que poderia ter sido melhor? A voz interna crítica desgasta e mina sua confiança.


5. Centralizar tudo e não delegar

Dificuldade em confiar nos outros, achar que “só você faz bem feito” e se sobrecarregar são atitudes autossabotadoras que impactam sua produtividade e sua saúde mental.


6. Comparar-se constantemente com os colegas

A comparação exagerada gera sensação de inferioridade, frustração e desmotivação. Cada profissional tem seu próprio caminho e ritmo de desenvolvimento.


7. Fingir que não precisa de ajuda

Deixar de pedir ajuda por medo de parecer fraco ou incapaz só agrava o problema. Isso compromete entregas e traz ainda mais estresse.


Como Quebrar Esse Ciclo?

O primeiro passo é reconhecer esses comportamentos. Depois, trabalhar o autoconhecimento, mudar a mentalidade e, se necessário, buscar apoio profissional.

Se você percebeu que se encaixa em alguns desses sinais, não se preocupe — existe solução e você pode virar esse jogo.




Autossabotagem no ambiente de trabalho MDB Mini Digital Book

Quer dar um basta na autossabotagem?

Adquira agora o MDB “Autossabotagem no Ambiente de Trabalho” e descubra estratégias práticas para resgatar sua autoconfiança, melhorar seu desempenho e alavancar sua carreira.


Comentários


bottom of page